segunda-feira, 15 de novembro de 2010

II SIMPÓSIO TRANSDISCIPLINAR DE 17 à 20/11/10

Educação e Diversidade:
Relação entre a Pesquisa e a Prática Pedagógica

17/11/2010 – Quarta-feira (CQP)
18h - Credenciamento
19h - Apresentação cultural
19h 30min - Abertura oficial Coordenadora do Polo -
Adenoura Fonseca e representante do CESAD/UFS
20h 10min - Palestra Estágio Supervisionado: relação
entre a Pesquisa e a Prática Pedagógica.
Profº Alexandre Luna Cândido/DBI - Morfologia - UFS
21h 40min - Debate

18/11/2010 - Quinta-Feira(CQP)
19h - Apresentação Cultural
19h 20min - Apresentação do Regimento da Biblioteca /
Adenoura Fonseca - Coordenadora do Polo
20h às 21h:30min - Palestra -
Do Projeto de Pesquisa à construção do TCC
Profª Msc. Rosemeire Marcedo Costa - CESAD/UFS
21h 30min - Debate

19/11/2010 - Sexta-Feira (Ginásio de Esportes - ao
lado do CQP)
18h 30min - Abertura
Adenoura Fonseca - Coordenadora do Polo
19h - Palestra - As exigências da Lei 10.639 e a prática
pedagógica.
Palestrante:
Debatedora: Profª Carolina Goes
20h - Apresentação do Projeto Tambores da Aldeia
Grupo de Dança He Sá - Tomar do Gerú
20h 50min - Apresentação de Dança Afro – César
Pedrinhas
20h 50min - Apresentação de um Grupo de Capoeira

20/11/10 - Sábado (CQP)
8h - Apresentação Cultural
08h 30min - Palestra
Relações Internacionais: análise de como os Estados se
relacionam
Professor Afonso de Menezes Alves Filho
(Graduado pela UFRJ em Relações Internacionais e
Especializado em Comércio Exterior pela UNEB e
Professor da Universidade Estácio de Sá)
10h 50min às 11h - Intervalo
11h - Debate
Minicursos:
- Psicologia da Aprendizagem - Fernanda Reis (Tutora)
- Sociologia - Rita Fagundes (Tutora)
- Filosofia - Salomão Santana (Tutor)
- Princípios de EAD - Inácia Maria Rodrigues (Tutora)
- LIBRAS - Mônica de Góis Silva (Tutora)
Profº Msc. Marcelo Santos
13h às 17h

Educação à Distância
A Educação à distância é a modalidade de ensino que
permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em
um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como,
permite também que faça seu auto estudo em tempo
distinto. Diz respeito também à separação temporal ou
especial entre o professor e o aprendiz.
A interligação entre professor e aluno se dá por meio de
tecnologias, principalmente as telemáticas, como a
internet, em especial as hipermídia, mas também podem
ser utilizados o correio, o radio, a televisão, o vídeo, o CDRom,
o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre
outras tecnologias semelhantes.
Na expressão ensino à distancia a ênfase é dada ao papel
do professor (como alguém que ensina a distância). O termo
educação é preferido por ser mais abrangente, embora
nenhuma das expressões, segundo o professor seja
plenamente completa.
A Educação à Distância, em sua forma empírica, é
conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas
ultimas décadas passou a fazer parte das atenções
pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo
profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários
motivos, não podiam freqüentar um estabelecimento de
ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis
em cada momento histórico, as quais influenciam o
ambiente educativo e a sociedade.

À COORDENÇÃO

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